Viagem de carro: os prós e contras de pegar a estrada

Viagem de carro: os prós e contras de pegar a estrada

Viajar é ótimo. Não importa se o trajeto é feito de ônibus, carro ou avião. Sempre chegamos felizes e com muita disposição para conhecer o destino, certo? Errado! Muitas vezes, a viagem acaba sendo tão cansativa que chegamos exaustos e perdemos pelo menos um dia de passeio até nos “recuperarmos”. E o que dizer então atravessar váriooos quilômetros, de carro, para chegar no destino?

Nós já fizemos algumas viagens de carro. A distância mais longa que percorremos foi até o Uruguai (confira o post que fala mais sobre Montevidéu 🙂 ). Mas também já cruzamos o estado, conhecemos cidades que ficam a mais de 500 km de Florianópolis, subimos serra, passamos por vários pedágios e dirigimos em outros continentes. Percebemos em nossas andanças pelas estradas que viajar de carro requer muito cuidado e responsabilidade. Que é cansativo, sim. Mas que, em contrapartida, traz algumas vantagens.

 

Na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Muita névoa!

 

Morro das Antenas em Urupema – SC

 

Rota do Sol, caminho para os cânions no Rio Grande do Sul

 

Viagem ao Uruguai de carro

 

No Uruguai. Apesar do cansaço, nos divertimos muito

 

Carrinho alugado em Turim, na Itália

 

Anúncio




 

Por isso no post de hoje separamos alguns prós e contras de viajar de carro. Esperamos que as nossas experiências possam ajudar você na decisão de encher o tanque e pegar a estrada 😀

Vantagens

Não ter limitações de bagagem – Ao contrário das viagens de avião, no carro você pode levar a quantidade de bagagem que couber em seu porta-malas sem pagar mais. Com isso, fazer compras na cidade de destino se torna mais fácil, por exemplo.

Oferecer carona e ratear os custos – Se quiser economizar no valor gasto com o combustível, você pode oferecer carona. Há também a possibilidade de convidar algum amigo/parente para viajar com você e ajudar nos custos – inclusive, no pagamento dos pedágios, que são bem salgados em algumas cidades.

Ter mais autonomia – Você pode fazer os seus horários e a quantidade de paradas que desejar, sem correr riscos de perder o voo ou o ônibus. Viu alguma paisagem que vale a pena? Encoste o carro e aproveite o visual.

Explorar as cidades do caminho –  Quando se está de carro, você pode conhecer as cidades que ficam no caminho até o seu destino final. Essa pode ser a oportunidade de descobrir lugares que, muitas vezes, nem estavam em seu roteiro inicial.

 

Desvantagens

Ficar mais cansado – Sim, uma viagem de carro pode ser extremamente cansativa (mesmo com algumas paradas básicas pelo caminho). Por isso é tão importante o motorista redobrar a atenção e sempre que estiver com sono, parar para se recuperar.

Depender da situação das estradas – Infelizmente, ainda encontramos muitas rodovias com pistas comprometidas, asfaltos em péssimas condições e pedágios com preços altíssimos. Esses fatores impactam diretamente nas viagens, pois dificultam o acesso aos destinos e pesam no bolso do motorista

Ter atenção redobrada – Por não conhecer a estrada, o motorista deve ter ainda mais atenção que o normal. Além disso, apreciar as paisagens do caminho fica praticamente impossível (a não ser que sejam feitas paradas com essa finalidade).

Atentar-se para as regras de trânsito – No Brasil já conhecemos os limites que não podem ser ultrapassados. Já no exterior, algumas regras podem valer e outras, não. Antes de pegar a estrada lá fora é essencial ficar por dentro do que pode (ou não) ser feito. Fatores climáticos, aspectos culturais e questões burocráticas são alguns pontos que devem ser observados fora do país.

 

Dirigir no Brasil é uma aventura, pois nunca sabemos a condição que vamos encontrar as estradas… Já dirigir no exterior é um mistério. Você pode se deparar com mão-inglesa, neve, poeira ou uma pista lisinha como um tapete. Tirando a neve, já passamos por todas as adversidades possíveis nesse mundo afora. Viagens longas de carro podem trazer muito cansaço, mas com certeza rendem (boas) histórias para contar. Se você gosta de conhecer o destino com mais tempo, fazendo paradas e curtindo as paisagens, uma road trip é sempre bem-vinda! Fique atento aos cuidados essenciais, carregue o porta-malas e boa viagem 🙂

 

Viagem de carro: os prós e contras de pegar a estrada
Classificado como:                                                                    

Deixe uma resposta