Viajar é ótimo. Não importa se o trajeto é feito de ônibus, carro ou avião. Sempre chegamos felizes e com muita disposição para conhecer o destino, certo? Errado! Muitas vezes, a viagem acaba sendo tão cansativa que chegamos exaustos e perdemos pelo menos um dia de passeio até nos “recuperarmos”. E o que dizer então atravessar váriooos quilômetros, de carro, para chegar no destino?
Nós já fizemos algumas viagens de carro. A distância mais longa que percorremos foi até o Uruguai (confira o post que fala mais sobre Montevidéu 🙂 ). Mas também já cruzamos o estado, conhecemos cidades que ficam a mais de 500 km de Florianópolis, subimos serra, passamos por vários pedágios e dirigimos em outros continentes. Percebemos em nossas andanças pelas estradas que viajar de carro requer muito cuidado e responsabilidade. Que é cansativo, sim. Mas que, em contrapartida, traz algumas vantagens.
Por isso no post de hoje separamos alguns prós e contras de viajar de carro. Esperamos que as nossas experiências possam ajudar você na decisão de encher o tanque e pegar a estrada 😀
Vantagens
Não ter limitações de bagagem – Ao contrário das viagens de avião, no carro você pode levar a quantidade de bagagem que couber em seu porta-malas sem pagar mais. Com isso, fazer compras na cidade de destino se torna mais fácil, por exemplo.
Oferecer carona e ratear os custos – Se quiser economizar no valor gasto com o combustível, você pode oferecer carona. Há também a possibilidade de convidar algum amigo/parente para viajar com você e ajudar nos custos – inclusive, no pagamento dos pedágios, que são bem salgados em algumas cidades.
Ter mais autonomia – Você pode fazer os seus horários e a quantidade de paradas que desejar, sem correr riscos de perder o voo ou o ônibus. Viu alguma paisagem que vale a pena? Encoste o carro e aproveite o visual.
Explorar as cidades do caminho – Quando se está de carro, você pode conhecer as cidades que ficam no caminho até o seu destino final. Essa pode ser a oportunidade de descobrir lugares que, muitas vezes, nem estavam em seu roteiro inicial.
Desvantagens
Ficar mais cansado – Sim, uma viagem de carro pode ser extremamente cansativa (mesmo com algumas paradas básicas pelo caminho). Por isso é tão importante o motorista redobrar a atenção e sempre que estiver com sono, parar para se recuperar.
Depender da situação das estradas – Infelizmente, ainda encontramos muitas rodovias com pistas comprometidas, asfaltos em péssimas condições e pedágios com preços altíssimos. Esses fatores impactam diretamente nas viagens, pois dificultam o acesso aos destinos e pesam no bolso do motorista
Ter atenção redobrada – Por não conhecer a estrada, o motorista deve ter ainda mais atenção que o normal. Além disso, apreciar as paisagens do caminho fica praticamente impossível (a não ser que sejam feitas paradas com essa finalidade).
Atentar-se para as regras de trânsito – No Brasil já conhecemos os limites que não podem ser ultrapassados. Já no exterior, algumas regras podem valer e outras, não. Antes de pegar a estrada lá fora é essencial ficar por dentro do que pode (ou não) ser feito. Fatores climáticos, aspectos culturais e questões burocráticas são alguns pontos que devem ser observados fora do país.
Dirigir no Brasil é uma aventura, pois nunca sabemos a condição que vamos encontrar as estradas… Já dirigir no exterior é um mistério. Você pode se deparar com mão-inglesa, neve, poeira ou uma pista lisinha como um tapete. Tirando a neve, já passamos por todas as adversidades possíveis nesse mundo afora. Viagens longas de carro podem trazer muito cansaço, mas com certeza rendem (boas) histórias para contar. Se você gosta de conhecer o destino com mais tempo, fazendo paradas e curtindo as paisagens, uma road trip é sempre bem-vinda! Fique atento aos cuidados essenciais, carregue o porta-malas e boa viagem 🙂