Quando decidimos viajar para a África do Sul, uma das primeiras referências foi a Cidade do Cabo. Modernidade e belezas naturais. Sofisticação e aventura. Mar e montanha. Contrastes que só deixavam a cidade ainda mais encantadora. A Cidade do Cabo é um dos destinos mais procurados na África e atrai turistas de vários lugares do mundo – inclusive, muitos brasileiros. Passamos a ter muita expectativa em relação à viagem, e quando víamos fotos, ficávamos ainda mais ansiosos.
Nossa viagem pela África começou pela Cidade do Cabo, inclusive. Chegamos em Joanesburgo e pegamos um voo diretamente para lá. No trecho do aeroporto até o hotel, já era possível avistar a Table Mountain. Mas esse era apenas um dos lugares que iríamos visitar e nos encantar. Ainda tinha muita coisa por vir…
V&A Waterfront
Fomos à região em nosso primeiro dia, na tentativa de visitar a Robben Island. Como o passeio para a ilha depende de fatores climáticos (condições do mar, que podem comprometer a navegação), não conseguimos fazer a travessia. Mas aproveitamos para sentir o clima do Waterfront – uma região portuária repleta de restaurantes, lojas de artesanatos locais e um shopping com diversas lojas. É também extremamente segura, contando com policiamento constante nas ruas. A Torre do Relógio, o shopping Victoria Wharf e a Roda Gigante são alguns dos lugares que se deve-se “obrigatoriamente” conhecer. Ahhh, sem esquecer que do V&A Waterfront é possível avistar a Table Mountain. Ou seja, um plano de fundo e tanto para as fotos batidas por lá 🙂
Table Mountain
Acreditamos que não há uma palavra que possa definir a beleza deste lugar. A Table Mountain, com certeza, é um dos pontos altos (literalmente, rs) da Cidade do Cabo. O acesso ao parque é feito por meio de um bondinho. É só adquirir o ticket na bilheteria e aguardar sua vez de subir. Disposição para caminhar e aguentar o vento são algumas dicas que damos. E claro, contar com a sorte de que o tempo esteja aberto, sem nevoeiro, para que você consiga apreciar a vista. E que vista!! Um passeio que vale a pena!
Cabo da Boa Esperança
Fizemos o passeio com a Detour – empresa que oferecia pacotes com traslados e almoço inclusos. Nossa primeira parada foi a Baía Hout, onde foi possível conferir algumas focas felizes nadando. Parece até que elas sabiam que estavam sendo filmadas/fotografadas!
No caminho para o Cabo da Boa Esperança, percorremos cerca de 6 km de bicicleta, onde pudemos contemplar o mar e encontrar babuínos pelo caminho. Sim! Babuínos! A caminhada de subida do farol demora alguns minutos, mas a vista impressiona. O encontro dos oceanos Índico e Atlântico e o mar azulzinho faz com que todo o esforço valha à pena. Tivemos a “sorte” de encarar chuva, sol e vento apenas na subida. O resultado de toda essa loucura climática? Um lindo arco-íris. Um passeio cansativo, mas inesquecível!
Dica! Fizemos um comparativo do valor pago no tour e uma simulação do uso de Uber ou aluguel de carro. Os preços ficaram bem parecidos. Então, sugerimos que analise a melhor opção para você. No nosso caso, o tour era para duas pessoas. Mas talvez em uma viagem em família, por exemplo, é mais vantajoso optar por alugar um carro.
Vinícolas da região
Nós somos apaixonados por vinho e já fizemos algumas viagens motivadas por essa paixão. Quando decidimos ir para África do Sul já sabíamos que a região era conhecida por produzir vinhos renomados. O passeio nas vinícolas seria uma oportunidade para conhecermos os rótulos e adquirir alguns deles, já que no Brasil, os vinhos sul-africanos apresentam um valor bem mais alto.
O tour pelas vinícolas é quase que obrigatório para quem gosta de vinhos. E afirmamos que foi uma das experiências mais compensadoras da viagem. Fomos em quatro vinícolas e degustamos de cinco a seis vinhos em cada uma delas! Além disso, aquele passeio guiado, com explicações sobre o processo de produção do vinho não aconteceu. Ou seja, já fomos direto para a melhor parte: a degustação 😀 Em uma delas, inclusive, foram oferecidos queijos deliciosos, que harmonizavam com cada um dos rótulos disponíveis.
Boulders Beach
A África do Sul é um destino extremamente versátil e oferece muitaaaas opções de passeios e uma grande diversidade natural. Você pode até mesmo visitar pinguins em uma praia. Isso mesmo! A Boulders Beach é uma praia que abriga pinguins durante todo o ano. São milhares deles que vivem ali, soltos e felizes na areia 🙂 Conhecemos a praia em nosso tour pelo Cabo da Boa Esperança. Mas é possível ir à praia de carro, por exemplo, saindo da Cidade do Cabo. Em aproximadamente uma hora você consegue chegar a Boulders Beach.
Two Ocean Aquarium
Um ótimo lugar para levar as crianças. Como não temos filhos, dividimos o passeio com uma turma de escola, haha. Incrível como o Two Ocean tem um forte apelo educativo. Além das diferentes espécies de peixes, águas-vivas, estrelas do mar e cavalo-marinho, há também pinguins! Arriscamos dizer que foi no Two Ocean Aquarium que saíram algumas de nossas melhores fotos. O contraste das cores dos peixes e aqueles aquários gigantescos, sem dúvidas, nos surpreenderam muito e favoreceram os registros.