Finlândia: o que aprendemos no país mais feliz do mundo - UmTour

Finlândia: o que aprendemos no país mais feliz do mundo

Catedral de Helsinki - UmTour

Quando planejamos o roteiro das nossas últimas férias, um dos destinos surgiu “por acaso”. Como iríamos para Suécia e Estônia, pensamos “que tal dar uma esticadinha e visitar a Finlândia?”.

Não, a Finlândia nunca esteve no topo dos lugares que sonhávamos visitar, mas claro, sempre tivemos muita curiosidade para saber como as coisas funcionam por lá.

O que sabíamos sobre o país nos deixava curiosos e otimistas. Que era moderno, organizado, com pessoas extremamente educadas (inclusive, a educação da Finlândia é considerada modelo mundial) e felizes (a Finlândia está há dois anos em primeiro lugar no Relatório Anual de Felicidade da ONU). Estavam previstos dois dias das nossas férias para explorarmos a capital do país: Helsinki.

Saímos de Berlim rumo à Finlândia, de avião. Fomos com a companhia aérea EasyJet, uma low cost europeia com serviço bem satisfatórios – considerando o valor pago nas passagens.

Anúncio

Adquira seu chip internacional com   15%   de desconto utilizando o cupom   UMTOUR!

Seguro viagem com   5%   de desconto utilizando o cupom   UMTOUR5!

Chegamos no Aeroporto de Helsinki-Vantaa e de lá, pegamos um trem. Tudo fácil e tranquilo de encontrar. Aí tivemos o nosso primeiro aprendizado…

O transporte público funciona super bem

Sim, a compra dos tickets pode ser feita de maneira rápida (via app), as placas lhe informam os caminhos que você precisa seguir e os trens/ônibus possuem ótimo estado de conservação. As linhas passam pelos principais pontos turísticos e você consegue se deslocar com segurança e tranquilidade. Há também as opções de bicicletas para aluguel (que também pode ser feito via app). Qualquer dúvida, basta pedir informação para algum finlandês, que possivelmente ele irá lhe ajudar. Os que cruzamos se mostraram super simpáticos e nos fez aprender que…

Esplanadi Helsinki - UmTour
Finlandeses e turistas de boas na praça Esplanadi

Os finlandeses são, de fato, felizes

Pensa em um povo bonito e simpático. Siiimmm! Fomos na feirinha próximo ao porto de Helsinki, onde saboreamos um típico fish and chips (com peixe fresquinho) e atendimento foi excepcional. As atendentes (meninas super jovens) se mostraram pacientes ao explicarem as opções de comidas não só para gente como também para aqueles tradicionais grupos gigantescos de asiáticos – maioria em termos turísticos. O bom atendimento se estendeu para o hotel que ficamos (Hotel Ava), onde a atendente até falava português (!!!), supermercado, museu… Inclusive, no museu de Helsinki pudemos perceber mais uma coisa!

Ateneum Museum Helsinki - UmTour
Obras de arte do Ateneum

Existem obras de arte belíssimas na Finlândia

Para quem gosta de arte, o Museu Ateneum é uma ótima opção (vamos falar mais sobre lugares para visitar em um post específico). No Ateneum, fizemos uma descoberta: que existem artistas excelentes, com obras lindíssimas, nascidos na Finlândia! Apesar de não haver artistas famosos como os pintores franceses, espanhóis e italianos no museu, há obras finlandesas de altíssimo nível. Vale conferir!

Anúncio

Adquira seu chip internacional com   15%   de desconto utilizando o cupom   UMTOUR!

Seguro viagem com   5%   de desconto utilizando o cupom   UMTOUR5!

Helsinki - UmTour
Chuvinha passageira

O tempo é super instável

Outra característica de Helsinki é a instabilidade do tempo. Chuva e vento, que rapidamente se transformam em sol, e em chuva de novo… Em poucos momentos, o vento afasta as nuvens, em um ciclo infinito hahaha. Nossa visita à cidade foi em setembro, mês no qual estava terminando o verão e iniciando o outono. O frio já podia ser sentido (claro, nada comparado às temperaturas registradas no inverno) e o tempo instável chegava a ser engraçado. Era questão de minutos para que o clima mudasse completamente. A parte boa é que o passeio não era comprometido, já que era só arrumar um abrigo que em poucos minutinhos você já conseguiria retomar a caminhada e curtir as paisagens.

É longe, mas vale a pena!

Conhecer a Finlândia foi uma experiência sensacional. Foram apenas dois dias em Helsinki, mas conseguimos aproveitar muito a cidade, visitar diversos pontos turísticos e sentir o clima de plenitude das pessoas de lá. Eram jovens dirigindo trens, senhores vendendo comidinhas na feira do porto, crianças pegando o transporte coletivo sozinhas, de maneira segura e autônoma. Ou seja, um país que dá espaço para as diferentes gerações sem qualquer estereótipo. Caminhar nas ruas nos pareceu super seguro e nos deslocamos com nossas malas sem nenhum problema.

De lá, é possível ir para Rússia, Estônia e Suécia de maneira rápida e variada (trem, navio ou avião). Portanto, se você estiver planejando uma viagem para um desses destinos, não deixe de dar uma esticadinha em Helsinki! Temos certeza que você irá amar!

Em outro post, traremos algumas dicas sobre o que visitar na cidade. Aguarde 😉

Mais dicas:

Não viaje sem seu CHIP INTERNACIONAL e seu SEGURO VIAGEM!

Vai viajar? Saiba o que não pode faltar na sua bagagem!
Confira nossas dicas para economizar em sua viagem internacional.
Vai alugar um carro? Confira os prós e contras de viajar de carro.
Vai no inverno? Saiba as vantagens e desvantagens em viajar no frio.
Já tem visto americano? Te ajudamos a tirar o visto em Porto Alegre.
Também temos dicas de ferramentas indispensáveis para planejar sua viagem e dicas para não cair nas clássicas ciladas ao viajar.

Não esqueça de utilizar os nossos PARCEIROS!

Booking.com
Finlândia: o que aprendemos no país mais feliz do mundo
Classificado como:                                                

Deixe uma resposta