Dicas para planejar sua viagem: Bolívia - UmTour

Dicas para planejar sua viagem: Bolívia

Salar de Uyuni - Bolívia

Quando você diz para alguém que planeja fazer uma viagem para a Bolívia, a primeira questão que surge é: ‘Mas porque Bolívia?

Simples: o país é um exemplo multicultural e multiétnico. Conta com paisagens como a cordilheira dos andes e floresta amazônica. Altitudes de 0 à 5 mil metros acima do nível do mar. Paisagens desérticas como o Salar de Uyuni até a super populosa La Paz. Além disso o país preserva suas características pré colonização como as línguas quéchua, aimará e guarani. A parte histórica é outro atrativo, com monumentos e construções de mais de 3 mil anos de idade.

A super populosa La Paz vista do mirante Kili Kili
A super populosa La Paz vista do mirante Kili Kili

Enfim, há motivos de sobra para conhecer este país tão diferente do Brasil e que encontra-se aqui do nosso lado. Reunimos algumas informações para você que pensa em viajar para este país.

Sobre o país

Você sabia que a Bolívia tem duas capitais? La Paz é a sede do governo (capital de fato) e Sucre é a capital constitucional. Os bolivianos vão adorar se você contar que sabe disso.

Como já dissemos acima, o país tem como principais línguas, além do espanhol, o quéchua, aimará e guarani (todas ensinadas na escola).

Faz fronteira ao sul com Argentina, Chile e Paraguai; ao oeste com Peru e ao norte e leste com o Brasil.

A Bolívia tem mais de 11 milhões de habitantes e sua economia gira em torno do gás natural e extração de minérios. A religião predominante é a católica.

Anúncio

Adquira seu chip internacional com   15%   de desconto utilizando o cupom   UMTOUR!

Seguro viagem com   5%   de desconto utilizando o cupom   UMTOUR5!

Clima

O clima na Bolívia varia consideravelmente conforme a localização. No leste, por causa da floresta amazônica, o clima costuma ser quente e úmido. Já do outro lado dos andes é frio e seco. No verão os dias costumam ser quentes mas sempre com um ventinho gelado e a noite é sempre fria.

Mochilando e passando calor em Santa Cruz de la Sierra
Mochilando e passando calor em Santa Cruz de la Sierra

Eletricidade

As tomadas são as tradicionais: redonda de dois pinos. Ouvimos dizer que em La Paz a voltagem seria de 110V porém quando estivemos lá, era 220V. No resto do país também é de 220V. Portanto, sem preocupações em relação a isso. 😉

Segurança

As origens indígenas da Bolívia ensinaram muito bem seu povo a ser respeitoso com o próximo. As três leis Incas são seguidas fielmente por lá:

– Não seja preguiçoso;
– Não seja mentiroso;
– Não seja ladrão;


Nos sentimos muito seguros mesmo no tumultuo de La Paz. Mas cuidado com manuseio de dinheiro e com bolsas e mochilas é essencial em qualquer lugar do mundo.

Bolivianos aproveitando o sol em Copacabana
Bolivianos aproveitando o sol em Copacabana

Como chegar

Você pode entrar na Bolívia via terrestre, fazendo o passeio desde o Atacama até o Salar de Uyuni, por exemplo. Muita gente opta também por entrar por Corumbá (Mato Grosso do Sul) e pegar o famoso Trem da Morte. Se você está vindo do Peru, o mais comum é entrar por Copacabana.

Fronteira entre Chile e Bolívia em São Pedro do Atacama
Fronteira entre Chile e Bolívia em São Pedro do Atacama

Já se você é mais objetivo e prefere chegar direto ao seu destino de avião, não terá problemas pois o país é muito bem servido de aeroportos. Os principais são o aeroporto internacional de El Alto, em La Paz e o aeroporto internacional de Viru Viru, em Santa Cruz de La Sierra. Até Uyuni tem um aeroporto!

Aeroporto de El Alto, em La Paz
Aeroporto Internacional de El Alto, em La Paz

Passaporte, visto e vacinas

Para entrar na Bolívia você só precisa da carteira de identidade com validade de menos de 10 anos. Também é necessário o certificado de vacinação contra a febre amarela.

Anúncio

Adquira seu chip internacional com   15%   de desconto utilizando o cupom   UMTOUR!

Seguro viagem com   5%   de desconto utilizando o cupom   UMTOUR5!

Moeda

A moeda nacional é o Boliviano. Você pode trocar tanto nos aeroportos e fronteiras como no centro das principais cidades do país. Nós levamos Reais mesmo, bem aceito nas casas de câmbio.

Bolivianos
Bolivianos

Fuso horário

O país só tem um fuso. 1 hora a menos que o horário de Brasília (UTC -4). Ótimo para se comunicar com parentes brasileiros.

Telefonia

O DDI do país é +591. Recomendamos que você adquira um chip de celular, principalmente se estiver em La Paz. As principais operadoras do país são Entel e Tigo. Ao comprar, peça para o atendente ativá-lo para você, pois é necessário ter uma identidade boliviana.

Circulando

O transporte entre cidades é feito principalmente por vias terrestres. A maioria das rodovias que ligam as principais cidades são asfaltadas. Algumas duplicadas. Há vários pedágios, portanto, se planeja alugar um carro, separe algumas moedinhas. Os ônibus são aceitáveis. Mas se prepare para ver pessoas comendo frango com as mãos e limpando a mão na própria roupa. Tenha em mente que os bolivianos são um povo muito simples.

Estradas que ligam as principais cidades da Bolívia são asfaltadas
Estradas que ligam as principais cidades da Bolívia são asfaltadas
Teleféricos de La Paz
Teleféricos de La Paz

Dentro das cidades o transporte é feito por vans. Não chegamos a pegar essas vans. Apenas andamos a pé ou de teleférico, no caso de La Paz. Táxi também é uma boa pedida. Só não se esqueça de acertar o valor com o taxista antes de partir!

Mais dicas:

Não viaje sem seu CHIP INTERNACIONAL e seu SEGURO VIAGEM!

Vai viajar? Saiba o que não pode faltar na sua bagagem!
Confira nossas dicas para economizar em sua viagem internacional.
Vai alugar um carro? Confira os prós e contras de viajar de carro.
Vai no inverno? Saiba as vantagens e desvantagens em viajar no frio.
Já tem visto americano? Te ajudamos a tirar o visto em Porto Alegre.
Também temos dicas de ferramentas indispensáveis para planejar sua viagem e dicas para não cair nas clássicas ciladas ao viajar.

Não esqueça de utilizar os nossos PARCEIROS!

Booking.com

Dicas para planejar sua viagem: Bolívia
Classificado como:                        

29 ideias sobre “Dicas para planejar sua viagem: Bolívia

Deixe uma resposta